segunda-feira, 20 de abril de 2015

Qui Mare?

Mais um naufrágio no Mar Mediterrâneo envolvendo imigrantes ilegais rumo buscando melhores condições de vida no continente europeu. O desespero em deixar o país assolado por guerras e miséria leva o ser humano a assumir riscos. Talvez o pensamento "O que pode ser pior de ficar aqui à mercê da fome? De um míssil iminente? De um grupo radical religioso que degola e queima seus inimigos?
Talvez o refúgio no Velho Mundo vai além de por um punhado de euros a mais. Um S.O.S. de quem realmente não tem quaisquer proteção contra uma arma, uma política, um sistema de justiça (ou a fusão de tudo isso). Mas quem quer saber desses sujeitos que só roubam os empregos de nossa pátria não é mesmo? Empregos que outrora eram ignorados e indignos aos exploradores, mas há 7 anos - quando o recesso econômico deu as caras com os PIIGS - (re)começaram a serem comuns.
Medidas firmes em relação à imigração é a pauta principal da UE. Bem que poderiam ter a mesma atenção no conselho de Segurança da ONU e em órgãos de combate à fome e pobreza. Mas isso infelizmente não trás lucro, nem voto. 
Se nos tempos romanos o Mediterrâneo (único conhecido da época) era chamado de Mare Nostrum, agora vem a indagação: Qui Mare?


Nenhum comentário: