segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015




Seria possível reverter a entropia (em termos chulos reverter o irreversível, no caso a energia do Sol)? Este é o argumento que Isaac Asimov (gênio), usou para escrever um de seus melhores contos chamado “A ultima pergunta”. O texto de 12 paginas apenas (que parece ser bem menos) conta a historia de varias gerações de pessoas que se perguntam se é possível reverter a ENTROPIA. No texto percebe-se a genialidade do autor quando este cita a utilização de energia solar e super computadores para processar informações extremamente complexas para os homens, além de que o leitor não precisa ser nenhum físico quântico para entender o texto (procure no youtube o video que ele fala sobre computadores portáteis, vide os livros “Eu, Robo!” e “Fundação”).



Segue abaixo um trecho do conto e o link para fazer o download do texto inteiro:



“A última pergunta foi feita pela primeira vez, meio que de brincadeira, no dia 21 de maio de 2061, quando a humanidade dava seus primeiros passos em direção à luz. A questão nasceu como resultado de uma aposta de cinco dólares movida a álcool, e aconteceu da seguinte forma…

Houve um breve silêncio. Adell levou o copo aos lábios apenas ocasionalmente e os olhos de Lupov se fecharam. Descansaram um pouco, e quando suas pálpebras se abriram, disse, “Você está pensando que iremos conseguir outro sol quando o nosso estiver acabado, não está?”

Quando o sol se for, as outras estrelas também terão se acabado.”

“Pode estar certo que sim” murmurou Lupov. “Tudo teve início na explosão cósmica original, o que quer que tenha sido, e tudo terá um fim quando as estrelas se apagarem. Algumas se apagam mais rápido que as outras. Ora, as gigantes não duram cem milhões de anos. O sol irá brilhar por dez bilhões de anos e talvez as anãs permaneçam assim por duzentos bilhões. Mas nos dê um trilhão de anos e só restará a escuridão. A entropia deve aumentar ao seu máximo, e é tudo.”
“Adell estava bêbado o bastante para tentar, e sóbrio o suficiente para construir uma sentença com os símbolos e as operações necessárias em uma questão que, em palavras, corresponderia a esta: a humanidade poderá um dia sem nenhuma energia disponível ser capaz de reconstituir o sol a sua juventude mesmo depois de sua morte?

Ou talvez a pergunta possa ser posta de forma mais simples da seguinte maneira: A quantidade total de entropia no universo pode ser revertida?

Multivac (o computador) mergulhou em silêncio. As luzes brilhantes cessaram, os estalos distantes pararam.

E então, quando os técnicos assustados já não conseguiam mais segurar a respiração, houve uma súbita volta à vida no visor integrado àquela porção de Multivac. Cinco palavras foram impressas: “DADOS INSUFICIENTES PARA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.”

Na manhã seguinte, os dois, com dor de cabeça e a boca seca, já não lembravam do incidente.”

E no final de 12 paginas você irá encontrar a resposta definitiva de como reverter a Entropia ou talvez da vida, do universo e tudo mais…




DOWNLOAD : ISAAC ASIMOV – A ULTIMA PERGUNTA


Agora só baixar e ler!

Nenhum comentário: