domingo, 22 de fevereiro de 2015

Oscar 2015 - Míseros comentários e apostas arriscadas

A cada ano que passa a Academia foca em um tema central nos critérios de filmes favoritos. Das produções de 2011 - quando o foco foi a história do próprio cinema com O Artista e Invenção de Hugo Cabret – para cá enredos como o racismo, cinebiografias e a superação ante variadas dificuldades, obviamente adicionadas de pitadas de 'O problema é fora dos EUA', ganharam ênfase. De acordo com a reportagem do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo de hoje (22/2/15) o foco dos principais concorrentes da premiação de 2015 é a reviravolta do homem, ou das histórias em que estão envoltos. Na lista abaixo segue as indicações das 6 principais categorias com breves comentários dos autores, identificados com as iniciais


Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette ("Boyhood")
Laura Dern ("Livre")
Keira Knightley ("O jogo da imitação")
Emma Stone ("Birdman")
Meryl Streep ("Caminhos da floresta")

GON: Quem sabe Arquette, sumida desde Stigmata, leve as honras no longa de 12 anos que fala do problema do divórcio aos filhos.

ZG: Nessa categoria eu acho que quem ganha é a Emma Stone em Birdman pelo hype que o filme está causando em Hollywood, mais pra frente teço meus comentários sobre Birdman. Patricia Arquette é que mais ameaça no filme que levou 12 anos para ser feito.

Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall ("O juiz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Edward Norton ("Birdman")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")
JK Simons ("Whiplash")

GON: J.K. Simons, o eterno meme JJ do Homem-Aranha, é sádico e perfeccionista. Mas Edward Norton como arrogante – a arte imita a vida? – pode levar.

ZG: Para mim JK Simons ou John Jonnah Jameson (hahaha) merecia esse premio pelo professor em Whiplash. Filme empolgante, ridiculamente bem interpretado pelo ator. Novamente pode ser que tenhamos uma surpresa com o Edward Norton, mas minha aposta ja esta feita.


Melhor atriz
Marion Cotillard ("Dois dias, uma noite")
Felicity Jones ("A teoria de tudo")
Julianne Moore ("Para sempre Alice")
Rosamund Pike ("Garota exemplar")
Reese Witherspoon ("Livre")

GON: Jane Hawking está ao lado de Stephen antes mesmo da doença se manifestar, e suporta as agruras até onde pode. Felicity Jones carrega uma mea culpa de Capitu.

ZG: Quem leva é Rosamund Pike por Garota Exemplar, filme muito bom, atuação excelente dessa atriz que eu não conhecia ate então e fiquei com medo ao ver o filme.


Melhor ator
Steve Carell ("Foxcatcher")
Bradley Cooper ("Sniper americano")
Benedict Cumberbatch ("O jogo da imitação")
Michael Keaton ("Birdman")
Eddie Redmayne ("A teoria de tudo")

GON: Eddie Redmayne, com o perdão do trocadalho, entrou de corpo e alma em Stephen Hawkings a ponto de comover. Fantástico!

ZG: Michael Keaton leva pelo hype que Birdman está passando, apesar que eu gosto de atores de comedia em filmes de Drama, mas quem ganha é o HOMEM PAAASSAROO!


Melhor diretor
Alejandro González Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo")
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Morten Tyldum ("O jogo da imitação")

GON: Wes Anderson insiste em suas manias...e ainda cativa - a família em uma trama, a fotografia enferrujada, a simetria e o olhar de cima nos takes, Bill Murray e Owen Wilson... Será que Iñárritu pode ser mais um intruso mexicano a roubar a cena?

ZG: Nessa categoria Linklater leva pelo seu trabalho de 12 anos no filme Boyhood. Apesar de não ter visto o filme, é muito difícil de um diretor conseguir manter o clima o ritmo de um filme por tanto tempo, talvez a academia leve isso em consideração. Filmes com planos sequencia como Birdman já não são novidade.


Melhor filme
"Sniper americano"
"Birdman"
"Boyhood: Da infância à juventude"
"O grande hotel Budapeste"
"O jogo da imitação"
"Selma"
"A teoria de tudo"
"Whiplash"

GON: Sniper ainda insiste na dramaticidade traumática estaduniense, mas corre por fora. O Grande Hotel é legal, bem feito, mas sem nenhum destaque. O demorado Boyhood passa num piscar de olhos. Selma é mais um filme para mostrar e provocar sobre a questão racial retratando a marcha de Luther King...talvez Birdman seria o equilíbrio de tudo isso, ou não!

ZG: Nessa categoria farei uma aposta ja sabendo que irei perder. WHIPLASH, para mim é o melhor filme de 2014. É empolgante, ótimos atores, trilha sonora sensacional, foi um filme que vi mais de uma vez por talvez ser apaixonado por musica. Pensando então sem o coração, quem leva é Birdman, pois o que manda é a campanha, nessas horas a quantidade de votos e o hype devem dar a este filme “genial em plano sequência” que eu achei fraco e extremamente entediante a estatueta de melhor filme de 2015.


Os dados estão lançados! Que vençam os melhores (não necessariamente para os jurados)!




Nenhum comentário: